Uefs promove ações na área de psicologia organizacional

Para desenvolver práticas relacionadas à qualidade de vida no trabalho e saúde mental do trabalhador, a Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da Universidade Estadual de Feira de Santana (PGDP/Uefs) tem firmado parcerias na área da psicologia organizacional. A iniciativa consiste na realização de um trabalho em parceria com psicólogos da Instituição, em duas abordagens: Diagnóstico Organizacional e caracterização do perfil dos gestores; e Diagnóstico da Saúde Mental, da Cultura Organizacional e da Percepção de ambiência dos servidores.

Avaliar as relações entre emoções e trabalho, com o foco em gestores de universidades públicas é o intuito do Diagnóstico Organizacional e caracterização do perfil de gestores. A participação destes profissionais da Uefs ocorrerá através do preenchimento do formulário até o dia 18 de fevereiro, o link será disponibilizado por e-mail. Essa atividade será desenvolvida pela professora Louise Sobral, doutoranda do programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e membro do grupo de pesquisa emoções e afetos em contextos de trabalho (Emotrab). Os formulários serão analisados e os resultados serão utilizados apenas para fins acadêmicos e de publicação científica. A pesquisa foi aprovada pelo do comitê de ética da universidade (5686- CAAE 33396020.4.0000.5686).

O Diagnóstico da Saúde Mental, da Cultura Organizacional e da Percepção de ambiência dos servidores (técnicos e docentes) da instituição. A atividade será desenvolvida em parceria com as turmas de estágio supervisionado em Psicologia Organizacional e do Trabalho, através de grupos focais, sob a supervisão do professor Magno Macambira, Doutor em Psicologia, com calendário a ser divulgado oportunamente.

A PGDP reafirma o compromisso da PGDP com o bem estar e a qualidade de vida dos servidores da Uefs, simultaneamente se colocam à disposição para elucidações e sugestões que se façam necessárias.