Uefs e Universidade de Salzbourg promovem curso sobre Literatura e Cinema do Sertão

No âmbito do acordo de intercâmbio internacional entre a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade de Salzburgo (Áustria), mediado pela Assessora Especial de Relações Institucionais (Aeri/Uefs), ocorre o curso remoto sobre Cultura Brasileira: A Literatura e Cinema do Sertão. A atividade tem realização no período de 1 de março a 30 de junho.

Direcionado aos estudantes de graduação e de pós-graduação da Universidade de Salzburgo, o curso de 30 horas aborda as obras literárias e cinematográficas fundamentais para problematizar os discursos éticos e estéticos de narrativas sertanejas, apresentando para os pesquisadores estrangeiros as estratégias de autores brasileiros ao representarem na ficção nacional elementos materiais e simbólicos da cultura brasileira, destacando os traços relacionados com o universo sertanejo e apresentados na literatura e no cinema brasileiros em vários períodos históricos.

O curso faz parte do cronograma de Estágio Sabático do professor Claudio Novaes, programado para ocorrer entre março a agosto de 2021, sob a orientação de professores de algumas universidades europeias. O evento é relevante para a internacionalização das atividades do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (Progel).