Trabalhadores terceirizados recebem doação de álcool em gel

Esta semana, equipes de trabalhadores terceirizados de limpeza e vigilância que atuam na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) receberam doação de álcool em gel, produzido por professores da Instituição. Ao todo, foram entregues cerca de 14kg, que serão utilizados na proteção individual contra o Coronavírus.

“A Uninfra agradece a doação e ressalta a importância de ações desta natureza que contribuem para o combate à disseminação do Covid-19”, afirmou a prefeita do campus, Simone Rios.

Esta produção de álcool em gel é uma iniciativa dos professores Alexandre Espeleta e Angélica Lucchese, ambos do Departamento de Exatas (Dexa). A produção está ocorrendo no Laboratório de Química de Produtos Naturais e Bioativos (Lapron) da Uefs. Além da doação para os terceirizados, 90 kg do produto também já foi doado para o Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA).

“A produção de álcool num laboratório de pesquisa passa pela superação de obstáculos técnicos, financeiros e pessoais. Em um estágio na Ufba observei estratégias utilizadas para manter a resiliência e, com isso, a vontade de produzir na própria Uefs foi aumentando com o tempo. Era preciso a parceria de alguém que tivesse conhecimento técnico e científico e também estivesse disposta a ajudar com o serviço pesado. Foi aí que a professora Angélica Lucchese se dispôs a enfrentar essa situação e ingressou comigo nesta empreitada”, explicou o professor que coordena a iniciativa, Alexandre Espeleta.

Os professores informam que, caso alguém queira colaborar com a aquisição de insumos para aumento da produção, pode entrar em contato através dos e-mails: espeleta@uefs.br ou anlucc@uefs.br .