Semestre Letivo 2020.1

Saudações à comunidade universitária. Desde a suspensão das atividades presenciais, em março de 2020, em função da pandemia da COVID-19, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) conduziu um processo de tomada de decisões que tem como princípios o cumprimento das recomendações sanitárias que preservam a vida das pessoas e a realização do máximo de atividades que for possível, mesmo que por meio de ambientes virtuais.

A Uefs não parou. Oferecemos um Período Letivo Extraordinário para a graduação, reorganizamos as atividades da pós-graduação, da pesquisa e da extensão, e conseguimos realizar todos os nossos eventos regulares, alterando-os para o formato não presencial. O ano de 2020 foi muito diferente, difícil, mas no qual aprendemos muito e nos reinventamos.

Em 2021, o desafio de retomar as atividades acadêmicas e administrativas de forma presencial permanece na ordem do dia. No entanto, o cenário epidemiológico da COVID-19 ainda tem muitas incertezas. Ciente disso, o CONSEPE-Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão, após exaustivo debate, aprovou resoluções que determinam a realização do Semestre Letivo 2020.1 da graduação, com início em 15 de fevereiro.  A maioria das atividades acontecerá no formato não presencial, com a adoção do ensino remoto emergencial. Algumas atividades práticas de ensino estão planejadas para serem realizadas presencialmente, a partir de uma avaliação do contexto epidemiológico em Feira de Santana e no Estado da Bahia.

A universidade está sendo preparada para as atividades de ensino remoto emergencial com um conjunto de ações, tais como a capacitação de docentes, a disponibilização de ambiente virtual de ensino e outras plataformas digitais, e a abertura de editais que oferecem auxílios financeiros aos estudantes em vulnerabilidade socioeconômica para acesso à internet e aquisição de equipamentos eletrônicos.

Para a realização de atividades práticas de algumas disciplinas ofertadas de forma presencial, a universidade está se preparando com a adoção de protocolos de prevenção e vigilância epidemiológica, seguindo as orientações das autoridades de saúde e da ciência. O objetivo de preservar a saúde de todos e todas é o princípio fundamental dessa preparação. A adequação dos espaços físicos e da infraestrutura para o cumprimento do distanciamento social e de diversas medidas de higiene das pessoas e dos ambientes serão implantadas e mantidas com todo rigor.

Toda a comunidade universitária anseia por esse momento. Continuar a busca pela construção de conhecimento, pelo desenvolvimento pessoal e da humanidade, é uma tarefa fundamental e, mais do que nunca, uma afirmação de resiliência. Que a Uefs seja em 2021 um grande espaço virtual e presencial da educação pública, de excelência, de defesa da democracia no nosso país, da defesa da ciência como bem essencial para nosso povo, contra o negacionismo, responsável com a saúde pública e, sobretudo, parte dos esforços para superarmos em nosso país os impactos da COVID-19.