SEC em parceria com o NUPEECBio/UEFS oferta Curso EaD para Professores das Escolas Básicas do Estado da Bahia

Começam no dia 13 de agosto de 2020, quinta-feira, a partir das 15 h, as atividades oficiais do Curso de Educação à Distância (EaD) “Ensino de Ciências para a promoção de Saúde na Escola Básica” direcionado para Professores da Disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II de Escolas Básicas do Estado da Bahia. A iniciativa é uma parceria entre a Coordenação Executiva de Programas e Projetos Estratégicos da Educação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia/SEC e o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Biologia (NUPEECBio), do Departamento de Ciências Biológicas (DCBIO), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

O curso, com carga horária total de oitenta (80) horas, está devidamente cadastrado na Pró-Reitoria de Extensão da UEFS (Registro número 1/2020, PROEX) e conta com o apoio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROGRAD). Todas as ações serão realizadas em atendimento à Instrução Normativa 01/2020 publicada no dia 14 de maio de 2020, a qual estabelece procedimentos para o credenciamento e realização de ATIVIDADES COMPLEMENTARES para o período de trabalho remoto, em consequência do isolamento social causado pela Pandemia do Novo Coronavírus. Nesse contexto, 50% das vagas disponibilizadas no Curso EaD serão direcionadas a discentes da UEFS, incluindo os diversos cursos de Graduação em Saúde, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas.

Vislumbrando o atendimento individualizado dos participantes, a primeira edição da iniciativa atenderá doze (12) Escolas Básicas de ensino integral do Estado da Bahia, as quais são parceiras dos Programas “Ciência na Escola” e “Saúde na Escola” vinculados à SEC/BA.

O curso, com foco no Ensino Interdisciplinar e Interprofissional em Saúde, apoia-se no Documento Curricular Referencial da Bahia para a Educação Infantil e Ensino Fundamental (DCRB, 2019) e está distribuído em quatro (4) módulos, contemplando atividades síncronas,  assíncronas e um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Tal iniciativa possibilitará, nesta edição, o diálogo entre 25 Professores da Educação Básica, 12 docentes, pesquisadores vinculados ao NUPEECBio e 25 discentes de diferentes cursos da UEFS. Considerando a importância da Formação Inicial e Continuada de Professores da Escola na perspectiva da Educação para a Saúde como fator de promoção e proteção e estratégia para a conquista dos direitos de cidadania, esforços serão feitos para que novas edições sejam realizadas alcançando um maior número de escolas e alunos, estreitando, assim, o diálogo entre Universidade e Educação Básica.