Sala de Cinema da Uefs debate subjetividade da mulher negra e racismo

 

O projeto Sala de Cinema da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) promove o Cinedebate: Subjetividade da mulher negra e racismo. A coordenação do evento será de Márcia Costa, mestra em estudos literários/Uefs e professora da Rede Municipal de Ensino.

O debatedor convidado é a pesquisadora Eliane Costa, Historiadora (Uefs), mestra no Programa de Pós-graduação Mestrado História Regional e Local pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), integrando a linha de pesquisa: Estudos sobre trajetórias de populações afro-brasileiras e bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior(CAPES). Dedica-se aos estudos sobre Lucas da Feira, negritude, racismo.

O evento está programado para o dia 11 de setembro a partir das 15h.  A inscrição pode ser realizada em https://forms.gle/58P4sQyASf4FCM1m9 . O filme tema Cores e botas (Brasil, 2010) deve ser assistido no link https://www.youtube.com/watch?v=Ll8EYEygU0o . O filme narra a história de Joana, uma menina que tem um sonho de ser paquita. Porém, Joana é negra e percebe que não existe paquita parecida com ela no programa da Xuxa. O filme venceu, dentre outros prêmios, o Prêmio Júri Popular e Prêmio Aquisição TV Brasil, na 10ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.