Será realizado entre os dias 13 a 17 de julho de 2020 e de 20 a 24 de julho de 2020, o IV Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia da UEFS – “Zoologia em tempos de Pandemia”. O ciclo de palestras virtuais é organizado pelo Museu de Zoologia da UEFS/MZFS e será transmitido pelas redes sociais do MZFS (Facebook: @museuzoouefs) e YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC2JtrHbvWXbj2k1RmJJpWPg). A realização do IV Ciclo de Palestras do Museu de Zoologia da UEFS – “Zoologia em tempos de Pandemia” será mais uma oportunidade de a UEFS mostrar à comunidade que segue ativa, mesmo com todas as peculiaridades momentâneas geradas pela pandemia de Covid-19. Também será uma oportunidade de os estudantes e profissionais da Biologia e de áreas correlatas darem continuidade a sua qualificação acadêmica e profissional, bem como a todo o público interessado em saber o que se passa nas universidades e no setor privado, no que diz respeito à zoologia.

Segue a programação:

Data/horário Palestrante Tema
13/7 9h Aristeu Vieira da Silva (UEFS) Animais domésticos, sinantrópicos e selvagens evidenciando a contaminação ambiental pelo Toxoplasma gondii
13/7 15h Francisco José Bezerra Souto (UEFS) Etnozoologia é o bicho, hômi!
14/7 9h Sérgio Ricardo Andena (UEFS) Coleções Zoológicas e sua importância no ensino
14/7 15h Téo Veiga de Oliveira (UEFS) Covid-19 e animais domésticos: o que muda?
15/7 9h Walter Ramos Pinto Cerqueira (UEFS) Quarentena e as mudanças ecológicas e comportamentais da fauna marinha
15/7 15h Freddy Bravo (UEFS) Insetos: pequenos seres de grande beleza
16/7 15h Denise Costa Rebouças Lauton (IFBA/Campus Seabra) Comportamento animal: aspectos gerais e metodologias de pesquisa
17/7 15h Mateus Souza de Carvalho (Mestre em Zoologia/Consultor Autônomo) O papel do biólogo na consultoria ambiental: contribuições para a pesquisa científica
20/7 9h Martin Alvarez (UESC) Coleções de Mamíferos na Bahia
20/7 15h Leila Longo (UFRB/Campus Cruz das Almas) Impactos ambientais e seus efeitos na biodiversidade marinha no Brasil e no Recôncavo
21/7 15h Sérgio Schwarz da Rocha (UFRB/Campus Cruz das Almas) O caranguejo-uçá nos manguezais da Baía de Todos os Santos: desafios para o uso sustentável
22/7 9h Maria da Conceição Borges Gomes (UEFS/UFBA) Cadê os animais que estavam aqui?
22/7 15h Norlan de Jesus Santos (Biólogo/Doutor em Ciência Animal nos Trópicos) Fatores ambientais associados à presença de morcegos
23/7 9h Alessandro Antunes da Silva (Turismólogo/Educador Ambiental) Ações de educação ambiental para conservação do sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita)
23/7 15h Luciano Artemio Leal (UESB/Campus Jequié) Paleohistologia de vertebrados
24/7 9h José Geraldo Wanderley Marques (ACALE) Covid-19 e fauna